CRÍTICA: ‘Passione’ que diverte

Alex Carvalho

Se Silvio de Abreu está dando um tratamento realista à maioria dos personagens de “Passione”, o mesmo não se pode dizer do núcleo de Clô (Irene Ravache) e Olavo (Francisco Cuoco). E eles foram responsáveis por algumas das melhores cenas da novela na última semana: as do jantar na casa dos quatrocentões.
Vários fatores contribuíram para o resultado final perfeito. Primeiro, o texto. O autor caprichou nas falas. Enquanto gesticulava acenando com os talheres numa mostra explícita de falta de modos, Clô disse, por exemplo, gostar muito “dos quadrinhos daquele pintor, como é mesmo o nome dele?” (Picasso). Forneceu dicas de moda, e, gafe das gafes, afirmou que seria bom “se o bairro chique tivesse moradores jovens, com ideias mais arrojadas, para não ficar só na velharia”.

Isso, sem falar no encontro daquele elenco maravilhoso — além de Irene e Cuoco, Fernanda Montenegro, Cleyde Yáconis, Leonardo Villar. Todos tiveram um papel importante ali, e falo das sutilezas. Antero, por exemplo, se divertia, discreto. Bete tentava manter o bom clima. Brígida tinha crises de alergia física e moral. Mas tudo na medida.

Não se pode deixar de mencionar o figurino inspirado, com destaque para o vestido de Clô fazendo pendant com as orquídeas; a direção e a produção de arte montaram uma mesa impecável, com serviço à francesa. Cada detalhe colaborou para o contraste entre o excessivo e o clean, a elegância verdadeira e a irremediável cafonice. O burlesco de uns funciona melhor ao lado do realismo dos outros. É que até o exagero precisa ser milimétrico para dar certo.

Patricia Kogut – O Globo

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s